O Projeto

A Proposta Narrativa

A série documental UM SOPRO DE ENERGIA tem como objetivo apresentar e discutir as energias renováveis no Brasil, destacando as matrizes Eólica e Solar,  suas relações com elementos sócioeconômicos, culturais e geográficos que compõem o processo produtivo, suas problematizações e o futuro destas energias.

 

A proposta é levar ao público todo o ciclo de produção dessas energias, desde a implantação na década de 90, o boom nos anos 2000, a crise energética, os incentivos desenvolvimentistas em prol das energias renováveis e os efeitos dos combustíveis fósseis na cadeira produtiva do planeta, que vem afetando não só o Brasil mas todo o resto do mundo com grandes mudanças climáticas.

 

Os roteiros serão baseados em extensas pesquisas e entrevistas com especialistas e profissionais do setor energético, bem como com a população que vive no entorno dos parques renováveis. Cada episódio abordará os assuntos propostos através de uma linguagem mais coloquial e menos técnica, dinâmica, humana, verdadeira e até divertida, para que possamos alcançar um público mais abrangente. Técnicas como on the fly trazendo o realismo do cotidiano dos nossos personagens e talking head, que proporciona a problematização, confronto e debate de idéias serão utilizadas na série. Aliado a isso, busca-se uma fotografia que destaque os elementos e belezas naturais das regiões onde serão captadas as imagens, trazendo um respiro aos diálogos e tornando mais atraente a apresentação do tema.

 

Nosso maior desafio será o de tornar mais eficiente o entendimento e a assimilação de temas como tecnologia, desenvolvimento, políticas públicas, entre outros, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas e mostrar que geração de energia é um dos assuntos mais importantes da humanidade nas próximas décadas.

 

Estabelecemos algumas diretrizes para aproximar o público da série a partir de roteiros humanizados com narrativa linear, apresentando ao público  personagens reais e carismáticos, que possam dialogar de forma atraente e verdadeira com o espectador.

 

A direção e produção da série buscam referências cinematográficas, técnicas e estéticas, em documentários de qualidade como “Amazônia Eterna (2014, Belisário Franca), e “Ãina” (2014, Sherpa Cinema) que possuem dinâmica nos diálogos dos personagens reais e a perfeita ambientação das locações apresentadas.

 

Um Sopro de Energia é um produto apartidário e buscará apontar e confrontar diferentes visões do setor energético, mostrando os possíveis caminhos e diversos posicionamentos. Nosso maior objetivo é fazer com que o público reflita sobre o tema e tenha acesso a mais informação e conhecimento para ser o principal agente transformador dessas grandes mudanças sustentáveis.

A Proposta Visual

As imagens da série serão captadas no formato RAW, que permite melhor estética visual e melhor correção de cor e tratamento das cenas na pós-produção. A colorização das cenas será realizada, também, de forma a ressaltar os elementos naturais e as belezas das regiões onde se situam os parques de energia renovável.

 

Além dos depoimentos com nossos personagens reais, a maior parte das cenas serão em locações externas em regiões do nordeste do Brasil (Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí), onde teremos uma luz mais solar e quente,  e na região sul do Brasil (Rio Grande do Sul), onde há uma luz mais amena e fria, buscando uma harmonia fotográfica entre os dois extremos do país.

 

Nos ambientes internos, a iluminação se utilizará, caso necessário, de luz artificial (refletores fresnel e/ou painéis de led), mas também, se valerá de fontes de luz natural.

 

Técnicas como time-lapses, imagens aéreas (com utilização de drones) e câmeras contemplativas serão bastante exploradas. As cenas noturnas da série serão realizadas através de time-lapses e hyperlapses, que destacam a beleza da luz noturna, céu estrelado contracenando com o ambiente em penumbra e movimento de objetos.  

 

A música estará presente, principalmente na introdução e na conclusão de cada capítulo e, servirá de base para a edição, possibilitando um perfeito sincronismo entre imagem e som. Efeitos sonoros servirão para proporcionar mais realismo e vivacidade as cenas.

 

A Direção de Arte da série buscará um caráter realista mas também se utilizará de equipamentos de efeitos especiais como ventiladores e rebatedores, quando necessário, para produzir vento e luz solar, os personagens-elementos da nossa série.

 

Em cada episódio serão abordados assuntos diferentes, interligados entre si, utilizando sempre o tema central que é a geração de energia sustentável no Brasil.

 

Os depoimentos e entrevistas utilizarão técnicas on the fly, em que o personagem real é acompanhado em suas atividades diárias, aproximando ainda mais o personagem real ao telespectador. Isso se somará a instantes de talking heads no qual entrevistas externas ajudarão a pontuar a narrativa.

Formato

A 1ª Temporada da Série terá 6 episódios de 30 minutos e cada um terá uma história condutora independente, com uma temática própria, relacionando histórias e personagens reais, que estão diretamente interligadas às Energias Renováveis Eólica e Solar no Brasil. Construiremos assim, uma argumentação forte através de depoimentos de especialistas, ambientalistas, técnicos, engenheiros, antropólogos e da sociedade em geral, que irão debater e esclarecer ao telespectador todas as questões ligadas ao tema central da série: As Energias Renováveis no Brasil.

 

Temporada com 6 episódios independentes,

Com duração de até 30 minutos cada

 

Introdução

O episódio se inicia com forte presença da música tema e ritmo de edição bastante dinâmico e integrado com a música. Será apresentada a locação base através de cenas contemplativa, Time-lapses e imagens aéreas, e os personagens que irão conduzir o capítulo, através dos depoimentos on the fly, que mostram um pouco de sua vida e sua rotina.

 

Corpo

A temática será desenvolvida e, para isso, serão explorados depoimentos de especialistas e pessoas que reforçam e contrapõem os pontos abordados pelos personagens do primeiro bloco.

 

Conclusão

Depoimentos conclusivos tanto dos especialistas quanto dos personagens. Novamente o ritmo de edição e seu vínculo com a musica aumentam e cenas contemplativas das paisagens relacionadas ao tema passam a ser mais utilizadas. O capítulo encerra com uma mensagem final de um especialista ou personagem concluindo a temática do episódio.

Justificativa

O Brasil, levado pela fama de suas paisagens belíssimas e com um povo que não fica atrás, é o terceiro país que mais consome produtos beleza[1] (Exame, 2013) e oitavo que mais consome moda[2] (Sebrae, 2014). Somos um povo que está constantemente se reinventando, e com o tamanho continental do Brasil, referências e novidades não faltam.

 

Nosso programa busca conectar um público sedento por informações sobre moda e beleza, com os mais diversos jeitos de se fazer e lançar novos looks e tendência.

 

Entender e conhecer as tendência de moda é algo que se mantém em alta nos perfis dos telespectadores, que consomem diariamente horas e horas da grade de programação voltadas a esses assuntos. De acordo com o Estadão a audiência no mundo da moda cresceu mesmo com a crise[3] (Estadão, 2017).  O público feminino, jovem ou de meia idade que compunha a maioria da audiência deste tipo de programa tem, cada vez mais, dividido espaço com o público masculino e/ou de idade mais avançada, como mostra pesquisa realizada pelo Minds & Hearts[4] (Terra, 2016).

 

Tendo um sólido background no mundo das passarelas, agora, a apresentadora tem o papel de observadora em um mundo completamente fora das tendências dos costureiros de renome. Nas ruas e feiras, nossa modelo sairá de sua zona de conforto.

 

Usaremos as referências e experiências de nossa modelo como ponte de diálogo com os outros profissionais da beleza. Queremos proporcionar um encontro de referências e misturas no que se entende como Moda.

 

Essa interação se faz necessária nos dias atuais, numa época em que não existe padrões ditados de cima para baixo, mas sim uma construção mútua entre quem faz e consome.

 

referências:

[1] https://exame.abril.com.br/economia/brasil-ja-ocupa-o-3o-lugar-em-consumo-de-produtos-de-beleza/

[2] http://www.sebraemercados.com.br/saiba-mais-perfil-consumidor-moda/

[3]https://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,audiencia-dos-blogs-de-moda-brasileiros-reflete-forca-do-mercado-mesmo-em-tempos-de-crise,70001678849

[4]https://www.areah.com.br/vibe/saude/materia/163714/1/pagina_1/pesquisa-mostra-que-homens-estao-mais-ligados-a-moda-saude-e-beleza.aspx

Entre em contato conosco através dos emails:

comercial@onmoveon.com