O Projeto

A Proposta Narrativa

A série documental UM SOPRO DE ENERGIA tem como objetivo apresentar e discutir as energias renováveis no Brasil, destacando as matrizes Eólica e Solar,  suas relações com elementos sócioeconômicos, culturais e geográficos que compõem o processo produtivo, suas problematizações e o futuro destas energias.

 

A proposta é levar ao público todo o ciclo de produção dessas energias, desde a implantação na década de 90, o boom nos anos 2000, a crise energética, os incentivos desenvolvimentistas em prol das energias renováveis e os efeitos dos combustíveis fósseis na cadeira produtiva do planeta, que vem afetando não só o Brasil mas todo o resto do mundo com grandes mudanças climáticas.

 

Os roteiros serão baseados em extensas pesquisas e entrevistas com especialistas e profissionais do setor energético, bem como com a população que vive no entorno dos parques renováveis. Cada episódio abordará os assuntos propostos através de uma linguagem mais coloquial e menos técnica, dinâmica, humana, verdadeira e até divertida, para que possamos alcançar um público mais abrangente. Técnicas como on the fly trazendo o realismo do cotidiano dos nossos personagens e talking head, que proporciona a problematização, confronto e debate de idéias serão utilizadas na série. Aliado a isso, busca-se uma fotografia que destaque os elementos e belezas naturais das regiões onde serão captadas as imagens, trazendo um respiro aos diálogos e tornando mais atraente a apresentação do tema.

 

Nosso maior desafio será o de tornar mais eficiente o entendimento e a assimilação de temas como tecnologia, desenvolvimento, políticas públicas, entre outros, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas e mostrar que geração de energia é um dos assuntos mais importantes da humanidade nas próximas décadas.

 

Estabelecemos algumas diretrizes para aproximar o público da série a partir de roteiros humanizados com narrativa linear, apresentando ao público  personagens reais e carismáticos, que possam dialogar de forma atraente e verdadeira com o espectador.

 

A direção e produção da série buscam referências cinematográficas, técnicas e estéticas, em documentários de qualidade como “Amazônia Eterna (2014, Belisário Franca), e “Ãina” (2014, Sherpa Cinema) que possuem dinâmica nos diálogos dos personagens reais e a perfeita ambientação das locações apresentadas.

 

Um Sopro de Energia é um produto apartidário e buscará apontar e trazer diferentes visões do setor energético, mostrando os possíveis caminhos e diversos posicionamentos. Nosso maior objetivo é fazer com que o público reflita sobre o tema e tenha acesso a mais informação e conhecimento para ser o principal agente transformador dessas grandes mudanças sustentáveis.

A Proposta Visual

As imagens da série serão captadas no formato RAW, que permite melhor estética visual e melhor correção de cor e tratamento das cenas na pós-produção. A colorização das cenas será realizada, também, de forma a ressaltar os elementos naturais e as belezas das regiões onde se situam os parques de energia renovável.

 

Além dos depoimentos com nossos personagens reais, a maior parte das cenas serão em locações externas em regiões do nordeste do Brasil (Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí), onde teremos uma luz mais solar e quente,  e na região sul do Brasil (Rio Grande do Sul), onde há uma luz mais amena e fria, buscando uma harmonia fotográfica entre os dois extremos do país.

 

Nos ambientes internos, a iluminação se utilizará, caso necessário, de luz artificial (refletores fresnel e/ou painéis de led), mas também, se valerá de fontes de luz natural.

 

Técnicas como time-lapses, imagens aéreas (com utilização de drones) e câmeras contemplativas serão bastante exploradas. As cenas noturnas da série serão realizadas através de time-lapses e hyperlapses, que destacam a beleza da luz noturna, céu estrelado contracenando com o ambiente em penumbra e movimento de objetos.  

 

A música estará presente, principalmente na introdução e na conclusão de cada capítulo e, servirá de base para a edição, possibilitando um perfeito sincronismo entre imagem e som. Efeitos sonoros servirão para proporcionar mais realismo e vivacidade as cenas.

 

A Direção de Arte da série buscará um caráter realista mas também se utilizará de equipamentos de efeitos especiais como ventiladores e rebatedores, quando necessário, para produzir vento e luz solar, os personagens-elementos da nossa série.

 

Em cada episódio serão abordados assuntos diferentes, interligados entre si, utilizando sempre o tema central que é a geração de energia sustentável no Brasil.

 

Os depoimentos e entrevistas utilizarão técnicas on the fly, em que o personagem real é acompanhado em suas atividades diárias, aproximando ainda mais o personagem real ao telespectador. Isso se somará a instantes de talking heads no qual entrevistas externas ajudarão a pontuar a narrativa.

Formato

A 1ª Temporada da Série terá 6 episódios de 30 minutos e cada um terá uma história condutora independente, com uma temática própria, relacionando histórias e personagens reais, que estão diretamente interligadas às Energias Renováveis e de Transição no Brasil. Construiremos assim, uma argumentação forte através de depoimentos de especialistas, ambientalistas, técnicos, engenheiros, antropólogos e da sociedade em geral, que irão debater e esclarecer ao telespectador todas as questões ligadas ao tema central da série: As Energias Renováveis no Brasil.

 

Temporada com 6 episódios independentes,

Com duração de até 30 minutos cada

 

Introdução

O episódio se inicia com forte presença da música tema e ritmo de edição bastante dinâmico e integrado com a música. Será apresentada a locação base através de cenas contemplativa, Time-lapses e imagens aéreas, e os personagens que irão conduzir o capítulo, através dos depoimentos on the fly, que mostram um pouco de sua vida e sua rotina.

 

Corpo

A temática será desenvolvida e, para isso, serão explorados depoimentos de especialistas e pessoas que reforçam e contrapõem os pontos abordados pelos personagens do primeiro bloco.

 

Conclusão

Depoimentos conclusivos tanto dos especialistas quanto dos personagens. Novamente o ritmo de edição e seu vínculo com a musica aumentam e cenas contemplativas das paisagens relacionadas ao tema passam a ser mais utilizadas. O capítulo encerra com uma mensagem final de um especialista ou personagem concluindo a temática do episódio.

Justificativa

“um sopro de ENERGIA” surgiu da identificação da ausência de um conteúdo audiovisual e didático voltado ao tema das Energias Renováveis e de Transição e como esse poderia ser um instrumento de conscientização da sociedade no momento em que vivemos grandes problemas energéticos.

Nas últimas décadas o debate ambiental tem se tornado de extrema importância em todo o planeta. Nesse contexto, surgem novas energias limpas, destacando-se o Vento e o Sol, e as energias de transição que tem gerado bons e sustentáveis resultados. 

“um sopro de ENERGIA”, apresentará o desafio das energias de transição e renováveis como um novo e importante elemento da matriz energética no Brasil, mostrando toda sua cadeia de produção e benefícios e destacando seus avanços no Brasil. Um dos objetivos é mostrar como ela se transforma numa ferramenta de desenvolvimento sustentável em meio às polêmicas discussões sobre o meio ambiente e o futuro da humanidade, principalmente nas regiões mais carentes do planeta.

A série vai mostrar que essas matrizes energéticas se apresentam como uma das peças importantes na conservação do ecossistema e da mudança de mentalidade da sociedade.
 

Entre em contato conosco através dos emails:

comercial@onmoveon.com